Levantar de manhã e dar uma bela espreguiçada. Apesar de ser um ato instintivo, que a gente faz desde o útero materno, e que os animais praticam o tempo todo, algo tão simples acaba sendo deixado de lado pela maioria das pessoas por conta do corre-corre diário.
De acordo com a professora de Yoga, Leda Regina Campos, o alongamento involuntário pode proporcionar uma série de benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. “Quanto a pessoa espreguiça, relaxa a musculatura e cada célula responde de forma positiva ao movimento realizado”, explicou.
Quando espreguiçamos a circulação sanguínea é ativada avisando ao cérebro que é hora de despertar. A sensação de prazer ocorre porque o corpo libera endorfina que são hormônios neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. “Com isso sentimos mais disposição para realizar as tarefas diárias”, frizou Leda. “Ganhamos até em qualidade do sono.”
A qualquer hora
A professora de Yoga orienta-nos a espreguiçar a qualquer momento do dia. “Quando mais, melhor”, disse. “Muitas doenças são causadas por conta da rigidez, como hérnia de disco. Precisamos dar folga para os músculos. Quando isso não ocorre, a tendência é acumularmos cada vez mais tensão”, observou.
Leda ainda relata que há trabalhos sérios na área de oncologia que recomendam o espreguiçamento como parte do tratamento para pessoas com câncer. “Descobriu-se que o espreguiçamento pode auxiliar na prevenção e na reincidência da doença”, declarou.
A terapeuta recomenda prestarmos atenção aos sinais de desconforto que o corpo envia. “Basta esticar-se um pouco para aliviar a dor nas costas, no pescoço, nos pés, sem a necessidade de recorrer a medicamentos como relaxantes musculares”, pontuou. Agora é só começar.
Espreguiçar
√ Auxilia no bem estar- físico, mental e espiritual
√ Melhora a qualidade do sono
√ Ajuda na prevenção de doenças
√ Não tem custo e faz muito bem
fonte: institutoevoluir.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário