Tenho um pé de acerola no quintal. Ela produz três cargas por ano, uma seguida da outra e depois fica um bom tempo descansando.
Na verdade não sou muito fã dessa frutinha, não aprecio o seu sabor, mas ela é deliciosa para muitas pessoas que adoram comer acerola.
Por não dar muito valor, as frutas se perdiam. Eram camadas que apodreciam em baixo da arvorezinha.
Então tive uma ideia para que tanta preciosidade não fosse parar no lixo. Resolvi congelar a polpa e uma vez congelada, dividir com quem gosta. E assim o fiz e vou dar as dicas para quem quiser congelar a polpa e depois fazer suco a qualquer hora.
É realmente muito prático. Agora eu também tomo suco de acerola diariamente.
-Primeiramente vou colher as frutas. Escolho as bem maduras, mas ainda firmes. Higienizo adequadamente, depois enxáguo várias vezes para que permaneça apenas o cheiro da fruta.
-Uma vez higienizada, separo a polpa das sementes. Com uma pequena faca, vou cortando a polpa direto para o liquidificador.
-Depois é só bater, sem a necessidade de acrescentar água. É pura polpa.
-Congelo em forminhas de gelo e uma vez congelada, coloco em saquinhos plásticos.
-Importante também colocar a data do congelamento.
Sei que você já pesquisou e encontrou muitas formas de como congelar acerolas, mas essa receitinha é minha e deu certo.
Vamos agora saber mais sobre essa frutinha, com essas curiosidades que encontrei na internet:
Nome Científico: Malpighia glabra L.
Nome Família: Malpiguiaceae
Originária das Antilhas, razão pela qual é chamada de cereja-das-antilhas ou, às vezes, cereja dos bárbados. De cor vermelha bem forte quando madura, variando entre tons alaranjados e púrpura, com perfume semelhante ao da maçã, tem sabor levemente ácido, polpa macia e cheia de suco. A acerola é a representante dos alimentos mais ricos em vitamina C, atendendo a mas de 2000% das necessidades de um adulto para essa vitamina. Para completar, é um fruto com pouca densidade de calorias e ainda contém fibras e potássio.
A fruta inteira pode ser congelada e mantida a -20ºC, sendo o suco preparado a partir de frutas congeladas. Mas o congelamento da fruta inteira altera seu sabor.
Ela é indicada na manutenção da saúde, como também evita a debilidade, irratabilidade, a fadiga, a perda de apetite, além de diminuir a ocorrência de doenças infecciosas e de dores musculares e articulares.
A história da acerola no Brasil é relativamente recente. Ela foi trazida clandestinamente, na década de 50, por uma pesquisadora que trouxe 245 sementes e as cultivou no campus da Universidade Rural de Pernambuco. Destas sementes nasceram dez árvores, as mães das árvores brasileiras, que se espalharam por todo o território nacional.
Propriedades Nutricionais
Muito rica em Vitamina C, também é fonte de Betacaroteno, Vitaminas do Complexo B e dos minerais Cálcio, Fósforo, Ferro, Magnésio e Manganês.
Propriedades Medicinais
Ajuda a manter as defesas do corpo e, provavelmente, reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e é boa fonte de Potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.
Valor Calórico
100 gramas de acerola fornecem 32 calorias.
Calcanhares rachados são um problema chato - doem, as peles se soltam, ficam feios - mas é sempre possível você resolver esse problema com alguns remédios caseiros antigos.
O seu calcanhar pode estar rachado por falta de hidratação adequada, ou o uso de sapatos que apertam ou não dão bom ajuste, ou porque você está acima do seu peso, ou enfim, pode ser uma reação a algum fungo que se instalou nos seus pés.
O cuidado dos calcanhares deve ser semanal - uma esfoliação leve e a aplicação de um hidratante adequado costuma fazer bom efeito. Banhos de pés, com água quente e sabão, para amolecer as peles mortas, em seguida uma esfoliação e a aplicação de uma máscara hidratante aplicada abundantemente nos calcanhares, antes de dormir (de meias, para não manchar a roupa de cama).
Diz-se que, antigamente, se usava vaselina pura, banha de porco, ou qualquer gordura vegetal para obter o mesmo efeito. O objetivo é manter os pés aquecidos, com as meias, e envoltos em uma camada cremosa restauradora da pele - claro, sempre após a esfoliação semanal para retirada das peles mortas.
Veja abaixo 10 remédios que realmente funcionam para os calcanhares rachados:
1. Banho de pés com lavanda e bicarbonato
Para suavizar a pele dos calcanhares, faça um banho de pés, com água quente (uma bacia), lavanda (4 gotas de óleo essencial) e bicarbonato de sódio (2 a 3 colheres de sopa). Este é um banho de pés muito agradável e com efeito relaxante. Deixe seus pés na água quente por 15-20 minutos. Outra alternativa é você fazer esse banho de pés com chá de lavanda, erva fresca, em vez de usar o óleo essencial. O efeito é o mesmo. Após esse banho, faça uma esfoliação com sal, fubá ou pedra-pomes.
2. Pedra-pomes
Use a pedra-pomes somente após ter suavizado a pele dos calcanhares com um banho de pé ou um banho quente. A pedra-pomes é uma ferramenta muito útil para suavizar os calcanhares e remover as células mortas. Esfregue a pedra-pomes nos pés em movimentos suaves e circulares. Após o tratamento com pedra-pomes aplique um hidratante específico para pés.
3. Esfoliantes caseiros
Faça uma esfoliação semanal nos seus calcanhares e aplique um hidratante - esse procedimento evita a formação de rachaduras e pode sanar as que já estão instaladas. Para fazer um esfoliante, misture açúcar, sal ou fubá a um creme hidratante ou óleo (amêndoa ou azeite de oliva) até conseguir uma mistura cremosa. Com esta mistura, após o banho de pés, ou banho quente, esfregue a sola dos seus pés em movimentos circulares suaves. O objetivo é retirar as células mortas que vão se acumulando nos calcanhares e outros pontos. Em seguida, enxague os pés e aplique um hidratante.
4. Tratamento com óleo de gergelim
O óleo de gergelim é muito adequado para a pele seca e tem efeito antienvelhecimento. É utilizado como óleo para rosto e corpo. Também é adequado para os pés e calcanhares. Para suavizar áreas ásperas será suficiente você misturar uma colher de sopa de óleo de gergelim e 5 gotas de óleo essencial de hortelã. Dilua o óleo essencial no óleo de gergelim, aplique-o aos pés, insistindo nos calcanhares, calce meias de algodão e repouse. O melhor é fazer este procedimento antes de dormir. Na manhã seguinte sua pele estará suave e recuperada mas, se ainda restarem asperezas, passe a pedra-pomes ou faça uma esfoliação.
5. Esfoliação com bicarbonato de sódio
Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa de água morna. Faça um creme suave para massagear os calcanhares em movimentos circulares. Enxague e aplique um hidratante ou algumas gotas de óleo de amêndoa doce ou de gergelim.
6. Massagem com farinha de arroz
Para preparar este simples tratamento esfoliante você deverá misturar 2 colheres de sopa de farinha de arroz e 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem, óleo de amêndoa doce ou de gergelim. Faça esta mistura na hora de usar. Misture bem os ingredientes para obter um composto de fácil aplicação e use-o para massagear os calcanhares, com uma esponja ou com os dedos.
7. Compressa de manteiga de karité
O conselho é aplicar sobre os calcanhares a manteiga de karité antes de ir dormir, depois da esfoliação semanal ou depois de passar a pedra-pomes. Basta passar a manteiga de karité do frasco com as palmas das mãos em toda a planta do pé, deixando uma camada mais grossa nos calcanhares. Calce meias de algodão para proteger os pés durante a noite. Na parte da manhã, lave os pés com água morna e sabão neutro.
8. Envolva seus pés com mel
Aplique mel nos calcanhares e deixe descansar por 30 minutos antes de enxaguar com água morna, ou antes fazer um bom banho de pés.
9. Esfoliação com farinha de grão-de-bico
Misture 3 colheres de sopa de farinha de grão de bico, 3 colheres de sopa de açúcar mascavo e 3 colheres de sopa de amêndoas trituradas ou farinha de amêndoa. Adicione 1 colher de sopa de óleo (azeite extra virgem, óleo de amêndoas ou de gergelim) e a água suficiente para obter uma pasta fácil de aplicar e esfregar na pele. Massageie várias vezes seus calcanhares. Este esfoliante serve também para cotovelos e outras áreas ásperas.
10. Azeite de oliva e limão
Em um vidro, misture 2 colheres de sopa de suco de limão e 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Acrescente bicarbonato de sódio ou a farinha de arroz, aos poucos, até conseguir uma mistura cremosa. Massageie seus calcanhares, como se fosse uma esfoliação, ou use como compressa para amaciar a pele endurecida. Este remédio também serve para tratar calos.
Fonte: www.greenme.com.br