domingo, 24 de maio de 2015

Devemos nos preocupar com os agrotóxicos dos alimentos?


Uma dúvida: devemos nos preocupar com os agrotóxicos dos alimentos?

Saúde com qualidade de vida. Todos desejamos, não é mesmo? Por isso procuramos nos informar e até mudar hábitos e o estilo de vida na busca do que é mais saudável.

Uma das recomendações é comer muitas frutas, vegetais, legumes e hortaliças, independentemente da idade. 

Para atender todas estas bocas famintas é preciso garantir safras e manter o ritmo de produção em larga escala. Para isto, usa-se agrotóxicos e fertilizantes. 

O problema é que muitas vezes alguns alimentos recebem uma carga excessiva destes produtos, comprometendo a qualidade. E o pior de tudo: estas substâncias podem fazer mal. 

Não só à saúde de quem os consome, mas também a de moradores das regiões rurais, próximas às áreas de plantio e aos trabalhadores agrícolas que estão mais expostos.

Há vários tipos de agrotóxico. Cada um pode ter efeitos diferentes. Alguns dão sintomas agudos, como dores abdominais, cólicas, náuseas, vômitos, espasmos musculares e até convulsão, por exemplo. Já os crônicos, podem causar alterações neurológicas ou até, alguns tipos de câncer.

Segundo um relatório da ANVISA de 2013, os alimentos campeões de agrotóxicos no Brasil são: pimentão, pepino, cenoura e morango. Em outros alimentos como alface e abacaxi também foram encontrados agrotóxicos.

Lave bem frutas, legumes e verduras. Sempre!!
São os pequenos gestos que fazem a diferença

Dra Ana Escobar

Três razões para comer batata doce


1. É uma excelente fonte de energia para quem faz exercícios físicos. A batata doce é um carboidrato de alto valor energético que possui muitas fibras. Por isso, a glicose é liberada lentamente, evitando um pico indesejável de insulina. Resultado: ficamos com um nível de glicose no sangue mais baixo e ainda além disso, por um tempo bem mais prolongado. Por isso, se você vai treinar ou praticar esportes, uma boa dica é comer uma batata doce cozida mais ou menos 40 minutos antes de iniciar sua atividade física. Energia total!

2. Diminui o apetite e dá a sensação de saciedade. Como a glicose é liberada mais lentamente e por um tempo mais prolongado, não temos a sensação de fome depois de comer batata doce. Por isso é um bom alimento para ajudar no controle o peso. Mas atenção! Procure orientação profissional para não extrapolar suas necessidades diárias.

3. É uma fonte de vitamina A, que atua como antioxidante, ou seja, ajuda a “limpar” as células de substâncias indesejáveis. Por isso, a batata doce é importante para o sistema imunológico que é o responsável por nos defender de agentes agressores.

Pode ser cozida, assada, na forma de purê ou do jeito que você imaginar. Escolha sua receita e gaste a energia da batata doce saudavelmente!

Dra Ana Escobar

Nunca coloque sua banana na geladeira!


Isso é interessante. 
Depois de ler isto, você nunca vai olhar para uma banana da mesma maneira novamente.

A banana contém três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia. 

Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo. 

Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.

Depressão: De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz.

TPM Esqueça as pílulas - coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor. 

Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia. 

Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao publico, que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.

Cérebro: 200 estudantes da escola Twickenham na Inglaterra tiveram ajuda nos exames este ano, comendo
bananas no café da manhã, lanche e almoço em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa mostrou que o elevado teor de potássio na banana, pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais alertas.
Constipação: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes. 

Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema. 
Azia: elas têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.
Enjôo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas. 

Picadas de mosquito: antes do creme para picada de inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas acham excelentes para reduzir o inchaço e a irritação.

Nervos: Bananas são ricas em vitaminas do complexo B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.Excesso de peso e no trabalho? Estudos do Instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de alimentos como chocolate e biscoitos. Estudando 5000 pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que mais sofriam de pressão alta e ataques de ansiedade. O relatório desse estudo, concluiu que: para evitar que comamos biscoitos e doces quando estamos ansiosos, então é necessário que se coma alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas para manter níveis estáveis de açúcar no sangue, e é aí que entra a nossa querida banana.

Úlceras: A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago. 

Controle de temperatura: Muitas culturas vêem a banana como fruta 'refrescante', que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.
Seasonal Affective Disorder (SAD): a banana auxilia os que sofrem SAD, porque contêm a vitamina B6 e Triptofano, que nos acalma e nos faz ficar bem humorados. 

Fumar e Uso do Tabaco: As bananas podem ajudar as pessoas que tentam deixar de fumar. Vitaminas - A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina. 

Stress: O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrado com a ajuda da banana, que é rica em potássio. 

Enfarto: de acordo com pesquisa publicado no New England Journal of Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%! 

Verrugas: os interessados em alternativas naturais juram que se quiser eliminar verrugas, pegar um pedaço de casca de banana e colocá-lo sobre a verruga, com o lado amarelo para fora. Segure cuidadosamente a casca no local com esparadrapo!
Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. 

Quando você compará-la com uma maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. 

Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos para nossa saúde. Então talvez seja hora de mudar essa frase em inglês, tão conhecida: 1 apple a day, keep the doctor away, e que nós traduzindo deveríamos usar: "Uma banana por dia mantém o doutor sem freguesia!" 


Gengibre o alimento antiinflamatório natural


Certo dia entrou no consultório do Dr.  Al Sears um novo paciente dizendo que estava se sentindo cansado,  rígido e  dolorido, e disse que estava tomando quatro Advils por dia.                  
Se essa  história lhe parece familiar, provavelmente você também faz parte do time dos que sentem  dor crônica.  É a principal causa de incapacidade  nos E.U.A , e sabe-se que pode ser totalmente insuportável às vezes.

O Dr. Al Sears avisa: Tomar analgésicos  pode ser perigoso devido aos efeitos colaterais, que em  alguns casos, podem até ser mortais.

Drogas como  Motrin, Advil, Aleve, e outros AINEs (medicamentos anti-inflamatórios) têm sido associadas a danos  nos rins, anemia,palpitações cardíacas e  hemorragia gastrointestinal.

Isso é realmente algo assustador, mas o Dr. Al Sears indica um  analgésico que não tem efeitos colaterais e o mais legal é  que  provavelmente você já tenha esse analgésico no seu armário de cozinha!

Pasme, mas esse analgésico se chama gengibre, isso mesmo, gengibre!
Durante séculos o Gengibre tem  sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, resfriados e até mesmo indigestão.

O  Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite, e isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas  como artrite, dor nas costas, dores musculares,  etc.

Ele contém 12 compostos diferentes que combate  a inflamação, e um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas.  Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas anti-inflamatórias, tais como o  ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos  colaterais.

Assim, se a sua intenção é  eliminar esses analgésicos, passe a consumir o  Gengibre.
Segue algumas dicas para você  ter uma boa dose diária de  gengibre:

Ao fritar alguns alimentos junte o  Gengibre e mexa bem: ele vai adicionar um sabor revigorante para qualquer prato de carne e vegetais.

Complemento: A maioria das farmácias  ou lojas de produtos naturais vendem gengibre em pó,  em comprimidos  ou cápsulas.

- Procure por um extrato com gingerols  5%.
- Use uma compressa de gengibre  sobre zonas  doloridas: 
Isso vai estimular a  circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações.

Beber chá de gengibre: É barato. É muito  fácil. O gosto é ótimo. E cura.

Aqui está  uma receita usada pelo Dr. Al  Sears: 
- Quatro copos de água
- Um  pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre  descascado e
cortado em fatias; * Limão e mel a gosto. Se  preferir, use laranja
no lugar do limão.  Fica ótimo! 

- Ferva a água numa panela com  fogo alto
Assim que começar a fervura adicione as  fatias de Gengibre, deixe em fogo baixo, cubra  a panela para que os vapores não saiam e  deixe fervendo por aproximadamente 15 minutos.
O chá está pronto!
Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou  laranja. 

sábado, 16 de maio de 2015

Maneiras simples de driblar gripes e resfriados



Acompanhe abaixo uma lista de 14  "remédios caseiros", naturais, baratos e fáceis de serem preparados para aliviar a dor ou desinflamar a garganta:

1. Gargarejo com água morna e sal
Quando sua garganta dói, isso quer dizer que as células da mucosa ficam inchadas e inflamadas. Com o gargarejo de água salgada, você diminui o inchaço por conta da principal função do sal, que é de extrair a água, e também ajuda a limpar o excesso de mucosa, além de permitir que o seu nariz entupido volte a drenar corretamente. Para isso, serão necessárias uma xícara de água morna e meia colher de chá de sal. Depois, esquente a água até que fique morna e misture com sal em um copo. Basta fazer o gargarejo e repeti-lo três vezes ao dia, conforme o necessário, sem ultrapassar esse número.

2. Chá de alho para aumentar a imunidade
O alho é uma conhecida força de combate para fortalecer o sistema imunológico, uma vez que age como uma erva antibacteriana e antiviral para conhecer tosses, resfriados e gripes.
Uma das melhores maneiras de tirar proveito das propriedades curativas do alho é beber uma xícara de chá de alho fresco. Adoçado com um pouco de mel puro ele fica delicioso e ajuda a curar os resfriados rapidamente.
Descasque de 2 a 3 dentes de alho frescos levemente esmagados, com a face da faca. Adicione a ele 2 copos de água e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos.
Coe o alho e permita que o chá esfrie até ficar em temperatura ambiente – ou morno. Adicione o mel puro, uma pequena pitada de pimenta cayenne e um pouco de suco de limão. Beba o quanto quiser.

3. Gengibre
Funciona como um remédio natural por conta de suas propriedades antivirais, e também alivia as dores nas articulações. Ajuda a soltar e expulsar o muco presente no sistema respiratório. Também estimula a circulação, oxigenando para as células, liberando as toxinas e acelerando o processo de cicatrização. Age como um anti-inflamatório, e combate as bactérias ruins, tudo isso num simples chá. Para prepará-lo, separe mel, raiz de gengibre fresco de cinco centímetros, faca afiada ou descascador de legumes, tábua de corte, duas a três xícaras de água e papel de cera. Primeiro, lave e fatie a raiz de gengibre em pequenos pedaços na tábua de corte e cubra-a com papel de cera. Ferva a água em fogo médio e adicione o gengibre. Deixe ferver por cinco minutos.

 4. Chá simples de gengibre 
Colocar 1 cm de gengibre com uma xícara de água numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Deixar repousar por 10 minutos, devidamente tapado, coar e beber a seguir. Tomar este chá 3 vezes ao dia.

5. Xarope cebola vermelha e mel
Uma receita maravilhosa de remédio para adultos ou crianças que sofrem com a tosse, utiliza açúcar mascavo, mel e cebolas vermelhas para fazer um xarope para a tosse suave e saboroso.
Descasque a cebola e fatie-a horizontalmente. Começando pela base da cebola, fatie suas camadas em uma bacia, alternando com camadas de mel e açúcar mascavo – se você tiver problemas com açúcar, tente usar adoçante em pó.
Continue construindo camadas de cebola com açúcar e mel até acabar a cebola. Cubra e mantenha em repouso entre 12 a 15 horas, aproximadamente. No dia seguinte, haverá cerca de 1 copo de xarope na tigela.
O xarope contem uma variedade de nutrientes, vitaminas e minerais e a cebola, em ação conjunta com o mel, ajudam a combater a infecção e aliviar dores de garganta, além de acalmar a tosse.
Tome uma colher quando necessário. E fique tranquilo que não tem gosto de cebola.

6. Vinagre de maçã
Contém níveis altos de acidez que matam as bactérias de forma eficiente e, quando misturado com mel, pode aliviar a dor de garganta. Basta comprar vinagre de maçã, uma colher de sopa de mel e uma xícara de água morna. Depois, misture tudo na xícara com água e tome.

7. Chupar alho
Por mais estranho que possa parecer, o ato acaba com a dor de garganta e a inflamação porque o alho possui um composto chamado alicina, que pode matar as bactérias e germes que causam dor e irritação. Com um dente de alho fresco cortado ao meio e os pedaços em cada bochecha, chupe-o como uma pastilha para tosse. Tente fazer isso uma vez por dia. Caso o seu hálito não fique muito agradável depois do processo, veja aqui como melhorá-lo.

8. Vapor
O vapor pode aliviar a dor de garganta, principalmente quando a garganta dói devido à secura. Ele ajuda a desobstruir as vias nasais, o que facilita a sua respiração. Basta separar uma bacia média, água quente suficiente para encher até a metade, uma tolha de banho e óleo de eucalipto (opcional). Ferva uma panela de água e despeje-a na bacia, depois incline a bacia de modo que você possa inalar totalmente o vapor. Amarre a toalha na cabeça para criar uma espécie de "tenda" ao vapor e, se quiser deixá-lo mais suave, adicione gotas de óleo de eucalipto.

9. Gargarejo de bicarbonato de sódio
Possui propriedades antibacterianas. Ele também tem um PH levemente alcalino, que alivia irritações menores da pele, como picadas de insetos, e vai agir de forma semelhante nos tecidos inchados em sua garganta. Os ingredientes são: uma xícara de água morna, meia colher de chá de sal e meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Aqueça a água, misture meia colher de chá de sal e meia colher de chá de bicarbonato e teste a temperatura. Despeje um pouco do líquido em sua garganta, deixe descansar por um momento, então gargareje. Faça isso duas vezes seguidas, três vezes ao dia.

10. Mel e limão para dor de garganta
Uma mistura de suco de limão e mel proporciona um alívio calmante para dores de garganta e ajuda a parar as irritações que estimule a tosse.
Mel – com todos os seus componentes, incluindo a geleia real, própolis e pólen – é rico em nutrientes e enzimas que matam as bactérias e vírus.
A vitamina C e o antioxidante encontrado em limões frescos impulsionam o sistema imunológico, acelerando a cicatrização.
Juntos, esses 2 remédios caseiros são uma potência para superar um resfriado e a dor de garganta. Misture o suco de ½  limão com 2 a 3 colheres de sopa de mel e beba ao longo do dia, conforme necessário.

11. Mastigar cravos
São frequentemente usados ​​para ajudar a aliviar as dores na boca e garganta. A razão pela qual o cravo tem poderes analgésicos é devido ao eugenol (óleo de cravo), substância que é um forte antisséptico natural e pode atuar como um antibacteriano também. Mastigar cravos vai liberar lentamente o eugenol e anestesiar a dor em sua garganta. Separe vários cravos inteiros e um copo com água (opcional). Coloque um ou dois cravos em sua boca e chupe-os até que se torne macio - então mastigue como se fosse chiclete. Engolir depois não é prejudicial.

12. Sopa de galinha antigripal
A sopa de galinha realmente ajuda a colocar a gripe para fora e acelerar a melhora do corpo. Há muito tempo atrás, no século XII, o médico judeu Maimônides recomendava consumir sopa de galinha para combater gripes e resfriados.
Utilize a grande quantidade de antioxidantes e nutrientes encontrados nos vegetais e no frango para colocar a gripe para fora.

13. Chá de camomila
É um remédio natural para dor de garganta. Seus componentes matam as bactérias, enquanto a erva funciona como um analgésico natural. Também possui propriedades antiespasmódicas, que relaxam os músculos e ajudam os pacientes a descansarem melhor. Separe um saquinho de chá de camomila, uma caneca e uma xícara de água fervente. Quando a água ferver, despeje-a na caneca e acrescente o saquinho. Cubra e deixe em infusão por 10 minutos.

14. Chá de verbasco para tosse e congestão
O chá de verbasco é conhecido por aliviar a congestão no peito, tosses, resfriados e gripe. Ele atua como expectorante, soltando a mucosa e acalmando as dores de garganta.
Faça o chá de verbasco, preenchendo uma colher de chá ou o coador com a erva seca e coloque em infusão em uma xícara de água fervente por 10 minutos. Adoce com mel e tome a gosto para aliviar os sintomas.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Maracujá, o Bloqueador Natural De Gordura


Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso.

Como o maracujá bloqueia a gordura?
A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “
No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue - quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

Menos toxinas
Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo - o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.

Nutrientes extras
A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais:
Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.

Saiba como usar a fruta a seu favor
O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “"Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar"”. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não). Vai experimentar? Conte para a gente o resultado!

Faça em casa
Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se preferir, pode preparar a farinha em casa. Use, de preferência, maracujá orgânico - sem agrotóxico. Veja como fazer:

1. Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.

2. Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.

3. Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.

4. Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.

5. Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.

Fonte: mdemulher.abril.com.br