sábado, 16 de maio de 2015

Maneiras simples de driblar gripes e resfriados



Acompanhe abaixo uma lista de 14  "remédios caseiros", naturais, baratos e fáceis de serem preparados para aliviar a dor ou desinflamar a garganta:

1. Gargarejo com água morna e sal
Quando sua garganta dói, isso quer dizer que as células da mucosa ficam inchadas e inflamadas. Com o gargarejo de água salgada, você diminui o inchaço por conta da principal função do sal, que é de extrair a água, e também ajuda a limpar o excesso de mucosa, além de permitir que o seu nariz entupido volte a drenar corretamente. Para isso, serão necessárias uma xícara de água morna e meia colher de chá de sal. Depois, esquente a água até que fique morna e misture com sal em um copo. Basta fazer o gargarejo e repeti-lo três vezes ao dia, conforme o necessário, sem ultrapassar esse número.

2. Chá de alho para aumentar a imunidade
O alho é uma conhecida força de combate para fortalecer o sistema imunológico, uma vez que age como uma erva antibacteriana e antiviral para conhecer tosses, resfriados e gripes.
Uma das melhores maneiras de tirar proveito das propriedades curativas do alho é beber uma xícara de chá de alho fresco. Adoçado com um pouco de mel puro ele fica delicioso e ajuda a curar os resfriados rapidamente.
Descasque de 2 a 3 dentes de alho frescos levemente esmagados, com a face da faca. Adicione a ele 2 copos de água e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos.
Coe o alho e permita que o chá esfrie até ficar em temperatura ambiente – ou morno. Adicione o mel puro, uma pequena pitada de pimenta cayenne e um pouco de suco de limão. Beba o quanto quiser.

3. Gengibre
Funciona como um remédio natural por conta de suas propriedades antivirais, e também alivia as dores nas articulações. Ajuda a soltar e expulsar o muco presente no sistema respiratório. Também estimula a circulação, oxigenando para as células, liberando as toxinas e acelerando o processo de cicatrização. Age como um anti-inflamatório, e combate as bactérias ruins, tudo isso num simples chá. Para prepará-lo, separe mel, raiz de gengibre fresco de cinco centímetros, faca afiada ou descascador de legumes, tábua de corte, duas a três xícaras de água e papel de cera. Primeiro, lave e fatie a raiz de gengibre em pequenos pedaços na tábua de corte e cubra-a com papel de cera. Ferva a água em fogo médio e adicione o gengibre. Deixe ferver por cinco minutos.

 4. Chá simples de gengibre 
Colocar 1 cm de gengibre com uma xícara de água numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Deixar repousar por 10 minutos, devidamente tapado, coar e beber a seguir. Tomar este chá 3 vezes ao dia.

5. Xarope cebola vermelha e mel
Uma receita maravilhosa de remédio para adultos ou crianças que sofrem com a tosse, utiliza açúcar mascavo, mel e cebolas vermelhas para fazer um xarope para a tosse suave e saboroso.
Descasque a cebola e fatie-a horizontalmente. Começando pela base da cebola, fatie suas camadas em uma bacia, alternando com camadas de mel e açúcar mascavo – se você tiver problemas com açúcar, tente usar adoçante em pó.
Continue construindo camadas de cebola com açúcar e mel até acabar a cebola. Cubra e mantenha em repouso entre 12 a 15 horas, aproximadamente. No dia seguinte, haverá cerca de 1 copo de xarope na tigela.
O xarope contem uma variedade de nutrientes, vitaminas e minerais e a cebola, em ação conjunta com o mel, ajudam a combater a infecção e aliviar dores de garganta, além de acalmar a tosse.
Tome uma colher quando necessário. E fique tranquilo que não tem gosto de cebola.

6. Vinagre de maçã
Contém níveis altos de acidez que matam as bactérias de forma eficiente e, quando misturado com mel, pode aliviar a dor de garganta. Basta comprar vinagre de maçã, uma colher de sopa de mel e uma xícara de água morna. Depois, misture tudo na xícara com água e tome.

7. Chupar alho
Por mais estranho que possa parecer, o ato acaba com a dor de garganta e a inflamação porque o alho possui um composto chamado alicina, que pode matar as bactérias e germes que causam dor e irritação. Com um dente de alho fresco cortado ao meio e os pedaços em cada bochecha, chupe-o como uma pastilha para tosse. Tente fazer isso uma vez por dia. Caso o seu hálito não fique muito agradável depois do processo, veja aqui como melhorá-lo.

8. Vapor
O vapor pode aliviar a dor de garganta, principalmente quando a garganta dói devido à secura. Ele ajuda a desobstruir as vias nasais, o que facilita a sua respiração. Basta separar uma bacia média, água quente suficiente para encher até a metade, uma tolha de banho e óleo de eucalipto (opcional). Ferva uma panela de água e despeje-a na bacia, depois incline a bacia de modo que você possa inalar totalmente o vapor. Amarre a toalha na cabeça para criar uma espécie de "tenda" ao vapor e, se quiser deixá-lo mais suave, adicione gotas de óleo de eucalipto.

9. Gargarejo de bicarbonato de sódio
Possui propriedades antibacterianas. Ele também tem um PH levemente alcalino, que alivia irritações menores da pele, como picadas de insetos, e vai agir de forma semelhante nos tecidos inchados em sua garganta. Os ingredientes são: uma xícara de água morna, meia colher de chá de sal e meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Aqueça a água, misture meia colher de chá de sal e meia colher de chá de bicarbonato e teste a temperatura. Despeje um pouco do líquido em sua garganta, deixe descansar por um momento, então gargareje. Faça isso duas vezes seguidas, três vezes ao dia.

10. Mel e limão para dor de garganta
Uma mistura de suco de limão e mel proporciona um alívio calmante para dores de garganta e ajuda a parar as irritações que estimule a tosse.
Mel – com todos os seus componentes, incluindo a geleia real, própolis e pólen – é rico em nutrientes e enzimas que matam as bactérias e vírus.
A vitamina C e o antioxidante encontrado em limões frescos impulsionam o sistema imunológico, acelerando a cicatrização.
Juntos, esses 2 remédios caseiros são uma potência para superar um resfriado e a dor de garganta. Misture o suco de ½  limão com 2 a 3 colheres de sopa de mel e beba ao longo do dia, conforme necessário.

11. Mastigar cravos
São frequentemente usados ​​para ajudar a aliviar as dores na boca e garganta. A razão pela qual o cravo tem poderes analgésicos é devido ao eugenol (óleo de cravo), substância que é um forte antisséptico natural e pode atuar como um antibacteriano também. Mastigar cravos vai liberar lentamente o eugenol e anestesiar a dor em sua garganta. Separe vários cravos inteiros e um copo com água (opcional). Coloque um ou dois cravos em sua boca e chupe-os até que se torne macio - então mastigue como se fosse chiclete. Engolir depois não é prejudicial.

12. Sopa de galinha antigripal
A sopa de galinha realmente ajuda a colocar a gripe para fora e acelerar a melhora do corpo. Há muito tempo atrás, no século XII, o médico judeu Maimônides recomendava consumir sopa de galinha para combater gripes e resfriados.
Utilize a grande quantidade de antioxidantes e nutrientes encontrados nos vegetais e no frango para colocar a gripe para fora.

13. Chá de camomila
É um remédio natural para dor de garganta. Seus componentes matam as bactérias, enquanto a erva funciona como um analgésico natural. Também possui propriedades antiespasmódicas, que relaxam os músculos e ajudam os pacientes a descansarem melhor. Separe um saquinho de chá de camomila, uma caneca e uma xícara de água fervente. Quando a água ferver, despeje-a na caneca e acrescente o saquinho. Cubra e deixe em infusão por 10 minutos.

14. Chá de verbasco para tosse e congestão
O chá de verbasco é conhecido por aliviar a congestão no peito, tosses, resfriados e gripe. Ele atua como expectorante, soltando a mucosa e acalmando as dores de garganta.
Faça o chá de verbasco, preenchendo uma colher de chá ou o coador com a erva seca e coloque em infusão em uma xícara de água fervente por 10 minutos. Adoce com mel e tome a gosto para aliviar os sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário