domingo, 2 de junho de 2013

O coração pede leite


Estudiosos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo constataram que o consumo rotineiro das versões mais magras dos produtos lácteos, como o leite desnatado e o queijo branco, está ligado a uma queda na incidência de pressão alta e diminuição da glicose sanguínea . 

Tamanha vantagem seria proporcionada por um ingrediente fornecido em abundancia pelo leite e seus derivados, sobretudo os tipos dotados de baixos teores de gordura: o cálcio. 

Pois é, a sua importância vai além da tarefa de conservar o esqueleto. 

No artigo assinado por experts brasileiros, ficou registrado que o mineral contribui com a vasodilatação, melhora o aproveitamento da glicose e favorece o equilíbrio do peso corporal.

O que tem o leite:

- Lipídeos: alguns de seus componentes, caso de uma substância chamada esfingomielina, apresentariam propriedades antitumorais.

- Proteínas: atuam na formação e na restauração da massa muscular. Algumas delas constam com partículas capazes de promover a dilatação dos vasos sanguíneos, normalizando a pressão arterial.

- Vitaminas: as principais – B2, A, D, biotina – participam de importantes funções celulares, preservam a saúde dos olhos, mantém a vitalidade do tecido ósseo e ainda combatem os radicais livres.

- Minerais: depois do cálcio, o mais expressivo é o fósforo, que contribui para a solidez dos ossos e dos dentes, assim como ajuda a brecar a perda de massa óssea.

- Carboidratos: o destaque nesse caso é a lactose. Além de abastecer de energia o organismo, ela potencializa a absorção do cálcio.

Cálcio: o protagonista

Ele é indispensável a uma série de funções vitais.

- Coração protegido: o mineral aprimora o aproveitamento da glicose, o combustível das células, ajuda a controlar a pressão e a regular o peso corporal. 

No coração, o íon é necessário para a geração da atividade elétrica e do disparo e manutenção da sua contração. 

Além disso, diversos transportadores de cálcio existentes na célula cardíaca regulam as variações intracelulares do íon para a execução das diversas funções do coração.

- Músculos em movimento: participa ativamente da contração dos músculos esqueléticos, os responsáveis por nossos movimentos voluntários.

- Ossos fortes: compõe 99% da nossa estrutura óssea. Por isso, o aporte da substância é essencial para evitar a perda da massa óssea.

- Cérebro a mil: atua em mecanismos dentro dos neurônios que garantem a transmissão dos impulsos nervosos. Isso mantém o cérebro funcionando.

vitgold.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário