A dor de cabeça, também chamada de cefaleia, é um problema muito comum na sociedade, podendo afetar qualquer pessoa, independente de idade, raça ou nível social.
Por vezes, a frequência e a intensidade das dores de cabeça podem afetar a rotina da pessoa, causando alguns prejuízos em sua qualidade de vida.
Existem mais de 150 tipos de dores de cabeça. Eles são divididos em primários e secundários.
Neste artigo serão focadas as dores de cabeça primárias, que são mais comuns e são decorrentes de distúrbios bioquímicos do cérebro que prejudicam os neurotransmissores, causando a dor.
Dessa forma, elas mesmas são a doença e o sintoma. As dores de cabeça primárias podem ser do tipo enxaqueca, a mais conhecida; do tipo tensional; cefaleia em salvas e hemicranias paroxísticas.
Enxaqueca
Dor de cabeça unilateral, e às vezes bilateral, é mais comum entre as mulheres, com intensidade variando de moderada à intensa, e geralmente acompanhada por náuseas, vômitos, fobia à luz, ruídos ou cheiros.
Com frequência variável, pode ter causas físicas ou emocionais, como estresse, TPM, determinados tipos de alimentos, etc.
Esforços físicos pioram a dor que pode ter duração de 4 a 72 horas. Acredita-se que a enxaqueca tenha caráter hereditário.
Dor de cabeça tensional
Classificada como o tipo mais comum de dor de cabeça, é causada principalmente por estresse ou cansaço.
Outras causas podem ser: alterações nos olhos, pescoço, dentes, maxilar ou postura incorreta.
Acometem mais mulheres e a intensidade varia de leve à moderada. São dores que podem durar algumas horas ou dias, e se agravam com o estresse, esforço físico e excesso de trabalho.
Cefaleia em salvas
Dor rara com causas ainda desconhecidas, que acomete mais homens.
É um tipo de dor muito intensa (alguns pacientes chegam a bater com a cabeça na parede como uma forma de aliviar a dor).
Pode ocorrer várias vezes ao dia, e deitar se torna um fator extremamente agravante.
Pode durar de 15 a 180 minutos, associada aos seguintes sintomas: olhos vermelhos, lacrimejamento, corrimento e congestão nasal, sudorese, contração da pupila, queda da pálpebra do mesmo lado da dor e edema facial.
Hemicranias paroxísticas
É uma dor incomum, mas não rara. Facilmente confundida com enxaqueca, cefaleias em salvas e até sinusite.
Pode ser uma dor intensa e severa ou pulsátil e moderada, podendo durar de 5 a 45 minutos.
São acompanhadas por dor intensa nos olhos, têmporas, fronte e malar, olhos vermelhos, lacrimejamento, entupimento e corrimento nasal.
As crises podem ocorrer diversas vezes ao dia, em dias seguidos ou com intervalos.
As dores de cabeça classificadas como secundárias são dores causadas por algum tipo de doença, como aneurismas, meningite, tumores cerebrais, problemas nos olhos, ouvidos, garganta, gripe, resfriados, doenças do corpo em geral, doenças nos vasos sanguíneos, pancadas na cabeça, aumento da pressão intracraniana, anatomia e fisiologia do crânio, entre outros.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário