Um cardápio variado proporciona a maioria dos nutrientes essenciais para fortalecer o corpo e prevenir doenças
As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos, que além de colorir, são grandes aliados da saúde. Eles ajudam no bom funcionamento do organismo, fortalecendo-o e protegendo-o contra diversas doenças.
Por isso, quanto maior a variedade de cores, melhor a qualidade nutricional da sua alimentação.
Entenda quais os nutrientes contidos em cada grupo de cores, descubra quais os benefícios que eles oferecem à sua saúde, e monte um prato bem colorido!
Verde: espinafre, brócolis, pimentão, escarola, o salsão, kiwi e manjericão. A clorofila, pigmento responsável pela cor verde, é uma ótima fonte de energia celular e rica em vitaminas antioxidantes. Por isso, inibe a ação dos radicais livres e impede que o organismo absorva substâncias que podem ser prejudiciais à saúde.
Laranja: cenoura, mamão, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco. Possuem carotenoides (pró-vitamina A) e vitamina C, que atuam como antioxidantes e auxiliam a produção de colágeno na pele. Além disso, impedem a formação de substâncias causadoras do câncer e ajudam a proteger o coração.
Vermelho: tomate, melancia, cereja, morango, goiaba vermelha e framboesa. Contêm licopeno, um tipo de carotenoide, com função antioxidante, que protege as células contra os radicais livres, e colabora na prevenção de cânceres. Estes alimentos são ricos em antocianina, uma substância que estimula a circulação sanguínea.
Roxo: uva, ameixa, amora, beterraba e jabuticaba. Contêm ferro e antocianina, pigmento que age como antioxidante e, por isso, neutraliza a ação das substâncias cancerígenas, melhora o aspecto da pele e retarda o envelhecimento.
Sem pigmentos, mas super nutritivos!
Para completar a dieta equilibrada, inclua outros grupos de alimentos no prato, que mesmo não tendo pigmentos, são ricos em nutrientes e geram benefícios ao corpo!
- Leite, iogurte e queijo: são fontes de cálcio, importantes para o tecido ósseo e são ricos em proteínas
- Arroz, aveia, trigo, centeio e outros cereais: são fontes de carboidratos e energia, potássio e fósforo.
- Batatas, mandioca, mandioquinha, inhame e outros tubérculos: fornecem energia ao organismo.
- Carne de frango e peixe: proporcionam proteínas, ferro, fósforo, potássio e vitaminas.
fonte: www.sadia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário